quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um orkut incomoda muita gente...

Novo Tag, Reentendendo!

Uma grande parte dos brasileiros não está educada o suficiente para ter uma liberdade tão grande de comunicação, nem de se sentirem a vontade dentre tantas comunidades variadas e tantas páginas de pessoas interessantes, com seus estilos de vida dos mais variados níveis, padrões…

Um choque cultural educacional muito grande. Quem não sabe lidar com a “liberdade” acaba sempre prejudicando alguém e passando por cima de limites morais…

O que poderia se esperar na rede? Não é nada mais que um “reflexo” da sociedade! Mas o problema é que ali a gente vê TUDO! O que os olhos não vêm, o Orkut esfrega na cara!!! Isso incomoda muita gente…

Será que nunca ninguém falou mal de professor nas rodas de amigos e salas de aulas? Será que não existia pedofilia no mundo? Não existia tráfico? Brigas e rinchas? Não existia pornografia? Racismo? Preconceito?

Será que o grande problema do Orkut seja o mesmo das pessoas:
Não quererem lidar com a realidade, com os fatos que já existem mas continuamos a esconde-los, hipocritamente, fingindo que não está acontecendo NADA, que NADA acontece…

Será que o Orkut é o campeão de denúncias por crimes virtuais, porque ele
DÁ A POSSIBILIDADE AO PRÓPRIO USUÁRIO DE DENUNCIAR QUANDO ENCONTRA ABUSO?! Quantas outras páginas possibilitam isso? Quantas pessoas já foram pegas e desmascaradas através das denúncias feitas nele?!

Não me venham com falso moralismo, isso é um reflexo do que existe na sociedade e não uma influência se for falar em influência falaremos de Televisão, Revistas, Jornais que todos os dias expõem “maus exemplos”. Mas e as crianças do orkut, vivendo com tudo isso? Primeiro, ao que consta, não é permitido menor de idade ter um perfil sem autorização dos pais.

Bom, elas são as mesmas crianças que estão vivendo no mundo onde tudo isso acontece, e do mesmo jeito que os pais devem educar para os perigos da vida, devem também alertar para os perigos do uso do computador.

Não falar com estranhos, não aceitar nada de estranhos, no caso não aceite nem scraps, não se aproxime de algo que vá te fazer mal, e só procure saber das coisas ruins de mundo se tiver a intenção de modificá-las. Não se deixe levar pela curiosidade, ela matou o gato!

Mas ai está, mais uma vez mostrando a displicência e a falta de controle que os pais tem com a vida de seus filhos, não acompanhando o que eles fazem…
Defendo o uso do Orkut sim, uma ferramenta fantásticas de inclusão digital, um espaço democrático fantástico onde você encontra vários tipo de discussões e troca de ideias.

Hoje uma forma muito rápida de descobrir tudo sobre tudo, desde pessoas que têm e sofrem das mesmas doenças, pessoas que trocam experiências sobre traumas e dores, um lugar onde você encontra outras mais como você, discussões sobre música, profissões, conceitos, ideias e ideais.

Um lugar com uma potencialidade incrível de comunicação, uma pena que assim como na vida real, muitas pessoas não conseguem aproveitas as oportunidades de forma construtiva…

Claro que o mesmo ainda tem várias falhas, mas já melhorou, sou totalmente a favor da quebra de sigilo em casos graves, a favor de algumas outras restrições e punições. Mas punir as pessoas que têm as atitudes e não a ferramenta apenas, a título de olhar os dois lados da mesma moeda.


POR UM ORKUT DECENTE
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=19037899

1 Comentário:

Emmy disse...

Concordo...

Se os pais ensinarem os filhos a como usar o orkut ou qqr outra pessoa q tiver usar cm sabedoria ele naum ira prejudicar ninguém. É td qstaum de consciência, saber usar ou melhor nem ter!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br