quinta-feira, 9 de julho de 2009

Semi-intensivo sobre Twitter.


Faz cerca de um ano que comecei a escutar sobre uma nova rede social, o Twitter, fui "apresentada" mas eu não gostei muito do novo meio, "curtas mensagens sobre qualquer coisa, mas principalmente sobre o que cada pessoa está fazendo..."

Ao meu ver diferenciava do orkut em um ponto principal, no orkut você sabe sobre a vida diária de uma pessoa acompanhando os recados que os outros deixam em seu perfil, no twitter você sabe pela própria pessoa na página dela. O mais chato disso, não existem comunidades!

Eu mal tenho paciência para msn, muito menos trocar as frases do meu status, o twitter parece exatamente isso, para mim nunca foi convidativo, mesmo assim há alguns meses depois que ele apareceu no Fantástico resolvi ver o que estava acontecendo, continuei a ver a monotonia refletida em vários perfis, mesmo assim ainda escuto falar que ter twitter é um meio de comunicação importante. Ok, resolvi então me empenhar em um agora, mas acho que cheguei um pouco tarde.

Fui procurar sobre a rede e encontrei as informações que eu buscava saber

"Quem diria, o Twitter virou a Casa da Mãe Joana!" Para quem ficou de fora, recomendo a leitura deste texto do Link, que pertence ao Estadão - Subcelebridades brasileiras acham que sabem fazer política via Twitter .

Apesar dos apesares, fui mais a fundo para entender como utilizar e qual a importância de se ter um twitter...

[...]Vocês conseguiram perceber o poder do Twitter? No ano passado, eu escrevi um artigo intitulado O blogueiro como formador de opinião, onde tentei mostrar o quanto poderíamos contribuir para a melhoria de diversos serviços, utilizando-nos dos nossos blogs. Com o Twitter, nosso poder de expressão se expandiu ainda mais e nós só temos a ganhar, se fizermos bom uso dessas ferramentas. Blogs, Twitter, Orkut, Facebook e afins podem ser grandes aliados. Participando dessas redes, não nos sentimos mais isolados – o meu problema pode ser o seu problema, então vamos nos unir e enfrentá-lo juntos. [...]

[...]A grande sacada da web 2.0 é possibilitar a interação entre os internautas e, nesse quesito, o Twitter tem se mostrado imbatível. São informações em real-time jamais vistas antes. O legal não está em instalar um script e sair seguindo todo mundo para depois parecer fodástico. O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado.

Reafirmo: nós temos força e devemos empregá-la para o bem de todos! #prontofalei

Agora mudando um pouco a opinião e se propondo a entender melhor esse mundo é preciso entender como usá-lo corretamente.

Agora que vocês já foram devidamente avisados, vamos ao que interessa. O Twitter é considerado uma plataforma de microblogging e também uma rede social, onde os usuários enviam atualizações pessoais em um espaço limitado a 140 caracteres. As atualizações são chamadas de tweets e aparecem no perfil do usuário e de seus seguidores. Os seguidores, também chamados de followers, são as pessoas que seguem um determinado usuário. Parece complicado, mas não é. Os following me, são os usuários que eu sigo e os followers são os usuários que me seguem.

  • os replies, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
  • as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
  • favorites : tweets que marcamos com estrelas
  • everyone: atualizações de qualquer usuário
  • following: avatares das pessoas que seguimos
Para responder a uma atualização, precisamos passar o mouse sobre ela e encontrar uma setinha que fica à direita; irá aparecer a mensagem reply to (nome do amigo) e na caixa de texto aparecerá uma arroba (@) na frente do nome dele.

Existem também as tags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai.

entendendo melhor como é o que faz e para que serve agora é só saber boas maneiras da rede, assim como existe gente chata no orkut, no twitter não seria diferente...

Não implore para ser seguido

Não faça SPAM do seu blog

Não peça para ser re-tuitado

Não importune quem você não conhece

Caso você esteja usando o Twitter como MSN, apenas e tão somente, para conversar com os seus e somente com os seus amigos, esqueça todas as regras e seja feliz! \0/

A Blogosfera e a Twittosfera nada mais são do que reflexos da sociedade! (#filosofando)


Quer saber mais super dicas sobre o Twitter?
dicastwitter.blogspot.com

Quem quiser me seguir na rede e já conhecer o futuro layout do Blog!
(vou informar novas comunidades, citações, atualizações do blog e um pouco de humor cinza,
o que eu como, horário de banho e coceiras pelo meu corpo não serão divulgados... #ficadica)

http://twitter.com/donageo



Meus Amigos Não Usam Twitter
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=62204769

2 Comentários:

Isabelle Restel disse...

haha eu tenho essa merda, foda ser em ingles.
tenho paciencia não... mas vou te seguir lá hein geo. firmeza!

Unknown disse...

nao gostei mt.... me pareceu um orkut bem limitado

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br