domingo, 12 de julho de 2009

Quem Mexeu no Meu Queijo?

“Uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudança. É uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz.”

Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo
objetivo: um posto repleto de queijo. Ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo.

No entanto, os personagens esquecem de que, à medida em que fazem uso do queijo, este vai acabando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade.

O livro passa, então,a mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para obter mais queijo.

O significado do livro

O queijo simboliza, na verdade, aquilo que cada um de nós almeja possuir, seja na vida pessoal ou no trabalho: saúde, prosperidade, conforto, etc. No entanto, a busca pelo que se quer nem sempre é fácil. Às vezes, nos deparamos com situações ótimas, que nos proporcionam alegria e satisfação pessoal; em outras, nos vemos em "becos sem saída".

A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de empecilhos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.

Fonte: Wikipédia.


Quem Mexeu no meu Queijo
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=7708221

2 Comentários:

Maii disse...

Ahhh! Jah li esse livro!
É muito bom. Adorei :)

edubernardino disse...

Tem uma sátira desse livro q eh "ótemaaa" chama-se: "Quem mexeu no meu salame" e a descrição ainda eh cômica: "Não auto ajuda mas tb não auto atrapalha ninguem". Vale a pena, recomendo!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br