domingo, 21 de junho de 2009

Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva


Por Isabelle Restel

“Marcelo tocava guitarra, jogava futebol e estudava engenharia agrônoma. Aos vinte anos sofreu um acidente que o deixou paralítico. Feliz Ano Velho repensa sua vida.
Dizer que é um relato de vida comovente é fazer uma pacto com o lugar comum. Mas e daí? Lugar comum também não pode ser uma imagem que bate fundo no coração de todos, que pega, pela emoção, cada um de nós?
Que é comum a todos? Coisas da vida, da morte, do amor, quando narradas sem pieguice, são comoventes. Sem embargo do lugar comum.”

Escrito em 1982, a autobiografia de Marcelo Rubens Paiva se tornou um dos romances mais lidos da década. Em seu livro Paiva relata a comovente história de um rapaz que, aos 20 anos, sofre um grave acidente que o deixa tetraplégico após quebrar a quinta vértebra cervical por causa de um mergulho mal sucedido em um lago de meio metro. A partir daí ele conta como foram seus dias nos hospitais, as visitas que recebera de amigos (e quantos amigos), fala sobre assassinato de seu pai pela ditadura militar e sobre algumas aventuras que vivera até ali...

O texto de Paiva é simplesmente delicioso, ele o escreveu com muita firmeza e sinceridade sem dar uma de pobre coitado. Expressando de forma leve e verdadeira suas amarguras, inseguranças e medos, sem ser dramático. Paiva conseguiu inserir elementos críticos sobre as pessoas, comportamentos, bom humor e sensualidade na sua trágica história de vida.


Trecho: “[...]Meu futuro é uma quantidade infinita de incertezas. Não sei como vou estar fisicamente, não sei como irei ganhar a vida e não estou a fim de passar nenhuma lição. Não quero que as pessoas me encarem como um rapaz que apesar de tudo transmite muita força. Não sou modelo pra nada. Não sou herói, sou apenas vítima do destino, dentre milhões de destinos que nós não escolhemos. Aconteceu comigo. Injustamente, mas aconteceu. É foda, mas que jeito[...]”.

‘Feliz Ano Velho’ é bem mais do que uma história de superação.

Beijos!

FELIZ ANO VELHO

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=197617

11 Comentários:

Amanda® disse...

Hummm muito bom esse livro. Li na época do colégio srsrs. Tem o filme também, com Malu Mader. Como nunca gosto dos filmes baseados em livros sou suspeita para comentar do filme.

Wilson Guerra disse...

O grau de subjetividade deste blog está aumentando. Preferia como era antes.

Unknown disse...

ah wilson vai, hey hey

Dona Geo disse...

Livros são amigos, não se assuste com eles!
auhauuahuhauuahuahuhauhauhaa

Anônimo disse...

Bom, começando... primeiramente, vou falar uma verdade pura... só entro nesse blog por causa da coluna de filmes da Izabelle, que agora também GRAÇAS AO SUCESSO tem a coluna de livros, merito para Izabelle!!! Ela obviamente MERECE e muito!
Sinto muito por aqueles que inveja seu TALENTO Izabelle,tem gente que nasce pra isso né amiga? Fazer o que se outros são disprovidos de tanta sabedoria, criatividade e como disse anteriormente de TALENTO!!!
Agora quanto ao LIVRO, adorei o trecho, adorei a indicação.... se eu animar vou ler!!! O trecho, até copiei.... E não precisa lembrar que você está de parabéns né?! Se não fosse minha preguiça para ler... começaria hoje mesmooo! hehe
Beijoooss querida... sucessoooo!

Isabelle Restel disse...

o Izabelle foi só pra me atentar q eu seiii!

Beeeijos Natassiaxando

Dona Geo. disse...

"só entro nesse blog por causa da coluna de filmes da Izabelle,"

Uii, era para doer essa???
uahauuauauauhahuahuahuahuahuh

Mas enfim, volte sempre :)

ઇઉ DéH DANTS ઇઉ disse...

Uauu..gosteeii
Gosto de ler esses livros..tento segui-los como exemplo..ficou como uma ótima dica!!
Espero ler ele em breve..

Zabelle...parabéns pela coluna!!
E oohh num liga pra essas pessoas que como a Tassia disse, não tem o mesmo grau de criatividade que você e entra akii só pra falar merda!!
Como de sempre...Sucesso pra você..você vai longe garotaa!!!
Bjuu

Isabelle Restel disse...

=/
Que isso hein... o blog da DG é fera, deixem disso pf

Mas tá né valeu bjos.

Anônimo disse...

para:Dona Geo. de forma alguma, foi só uma forma que encontrei para dar o merito para ISabelle! Mas o seu blog é shoooooow e eu adoro as suas comunidades! Você tem um talento único! Parabéns!

Anônimo disse...

E Zabeeeelle Pastel, coloquei ISabelle com "Z" pra ver se vc estava atenta!! haha (6666'

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br