segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Novo Orkut do Orkut

Como algumas já sabem, o orkut mudou seu layout entre outras coisas, o que vem chamando atenção é que, para "entrar" nesse novo orkut é preciso receber um convite, sendo assim, muita gente está correndo atraz de pessoas que possam enviar convites, mas o que muda afinal?

Convites do Novo Orkut não são enviados por e-mails, como muita gente acha, é preciso ter como amigo alguém que tenha o símbolo do orkut ao lado do nome como mostra a foto abaixo, não cliquem em links, provavelmente é virus, quem receber o convite vai ler acima do nome "teste o novo orkut".

Depois que clicar vai ficar assim, como a foto abaixo, quando clicar em "início".


Modificações principais dessa página, depoimentos não aparecem mais a foto da pessoa como na versão antiga, assim como pedidos para pessoas adicionarem só aparecem com escrita, se quiser ver a foto e outras informações é necessário clicar ao lado do pedido, o que eu não gostei, por acabei aceitando dois depoimentos achando que eram pedidos para serem adicionados, fail. Ficou muito igual, além de não aparecer todos na mesma página, é preciso ver "anteriores".

Na parte acima do perfil não tem mais para ver "comunidades, amigos, etc.." é apenas perfil e início.

Na parte de amigos e comunidades não existe mais a opção de "ver mais amigos" e "ver todas comunidades" agora aparece a foto de todos os amigos na caixa, mas dificulta ver mais informações sobre eles.

Na parte das comunidades não mudou nada, nem para ver quais comunidades uma pessoa é moderador, ou organizar comunidades por ordem alfabética ou quantidade de membros, que é algo que eu realmente esperava desse novo orkut.
Quem se utiliza a opção "visitantes do perfil" viu uma modificação boa e uma ruim, agora só aparecem seis pessoas que visualizaram sendo que antes eram dez, a parte boa é que agora aparecem as fotos delas, mas para variar, o orkut ainda conta número de amigos errado!
E a grande modificação que eu gostaria de ter ainda não acontece!

Não é possível ter mais de 1000 amigos, ou seja, o twitter ainda vai ser o meio mais pop e cada vez mais vai atrair celebridades, que podem mostrar seu status através de números de seguidores, ou o povo do orkut acha que twitter faz sucesso com eles por ser mais branquinho?

Outra coisa que eu não gostei é que cortaram informações do perfil, antes cortavam apenas informações adicionais como "profissional e pessoal" agora nem isso aparece com mais um clique.

É necessário entrar em " + mais" para saber outras informações, a parte legal é que é possível ver os os recados que a pessoa acabou de receber já no perfil dela, assim como as últimas atualizações dela, recados recebidos em fotos e em vídeos.

É possível ver todos os amigos que ela tem e todas as comunidades através da página inicial da pessoa, mas o orkut corta algumas informações, diminuiu alguns nomes de comunidades.


Para ver o perfil como era "antigamente" é preciso clicar na parte "mais informações do perfil" ai sim volta a ter a mesma aparência que da versão anterior.

Assim fica possível ver a relação completa de "mais amigo" e "mais comunidades" além de aparecer a parte do "profissional e pessoal".


A página de recados ficou bonitinha, branquinha, mas diminuiram o tamanho das fotos, e não é possível ir diretamente para a página inicial de recados, ver "os mais antigos", se quiser ver os recados anteriores tem que "abaixar" a página, assim como no twitter.

A parte de vídeos tem uma modificação bem legal, que é poder comentar os vídeos, mas agora eles aparecem pequenos, só aparece a tela maior, se clicar neles.

A parte de álbuns acho que foi a modificação que eu realmente gostei, agora é possível reorganizar fotos de uma forma mais fácil, todas as fotos aparecem em apenas uma página, e não mais de doze em doze. Mas sumiram o números de comentários que cada foto recebeu! Chato!



Quem recebeu convite do novo orkut e não sabe como passar para amigos, espere, tem que aparecer a "caixa" abaixo da parte de amigos, é dela que você vai mandar convites para seus amigos. Pelo que eu percebi, o orkut está liberando 10 convites por semana, então quem ganhou agora é só aguardar.

Enquanto isso quem não gostou da versão do novo orkut, é só clicar lá na parte de cima em "versão antiga". Volta normalmente ao que era antes e você pode voltar a usar o novo quando quiser.

Particularmente eu acho que ficou bem bonito, mas não acho que ficou funcional, dificultou um pouco obter informações e acabou "compactando" informações demais, como nos perfis, me decepcionou na parte de não poder adicionar mais de 1000 pessoas e não ser possível ainda organizar amigos e comunidades por ordem alfabética.

Ainda esperava um mini twitter na página inicial, achei que a parte daqueles postagens rápidas criaria um histórico, e ficariam em destaque no perfil, para as pessoas lerem "o que acabei de fazer" algo do tipo, mas nem isso...

Escutei muito falar que o orkut ficou parecido com o facebook, então ?
Se eu preferisse o facebook, não usaria orkut... que coisa, não?!

Aguardar, quem sabe melhora e eu volto para o Novo Orkut! (:

Entro no Orkut toda hora

25 Comentários:

Crislaine Monik disse...

- Aoww... amei as informações... serão muito úteis agora no orkut novo, todo tecnológico hehe
Grata .... Beijo Geovana!!
=)

Honda disse...

qnto vc vai ganhar do orkut por essa explicaçao??? =p sahiusahihsaiuhsaiuhisahusahuahs

Crislaine Monik disse...

- huhu... Miedi²

Arlindo Junior disse...

To com uma semana e ainda num recebi os convites pra passar pros amigos

Unknown disse...

Continuo com o velho por enquanto!!!!!

Aline disse...

Dona Geo, recebi o convite, mas pra mim não apareceu " Testar Novo Orkut", tenho só a bolinha rosa do lado do nome e não consigo mudar nd...poderia me ajudar?

Dona Geo. disse...

Estranho, já ouvi falar isso de não aparecer o "testar" uma vez, mas no outro dia apareceu. De qualquer forma vai aparecer (:

Ah, e os convites só aparecem se vocês estiver usando a nova versão, é só "testar" novamente que eles aparecem, e também não somem se voltar para versão antiga.

Tô odiando não conseguir abrir abas em algumas funções com o orkut novo, tá complicado! haha

Aline disse...

Ja faz 6 dias que o tenho... Mas obrigada pela informação!!! ^^

Torin disse...

ééh necessário reiniciar o login do orkut pra aparece.. tenta sair e entrar novamente ke o 'testar o novo orkut' estará láh ;)

Cíntia Mara disse...

Muito boa sua análise. Ainda não estou usando o novo orkut e, na falta de tempo, nem me interessei muito por conhecê-lo.
Acho uma tremenda mancada fazerem uma mudança com tanto alarde se não vai ficar mais funcional. Já tá todo mundo acostumado aí muda e fica só 'mais bonitinho'? Sempre lembro de uma conversa que tive ao telefone com uma cliente quando terminamos de desenvolver o primeiro projeto grande que eu participei. Ela disse: Antes eu fazia isso com três cliques, agora são quatro. De que adianta mudar o sistema se tenho que dar um clique a mais na operação que eu mais uso. Pelo que vc disse, parece que foi isso que aconteceu.

Bjs

Anônimo disse...

é meus convites ainda não chegaram :( como assim Geo testar novamente??? me ajuda?! :)

Anônimo disse...

Geo me ajuda :( tipo ja tou com a nova versão há 6 ou 7 dias e nada de convites, não entendi como assim testar novamente??? tou precisando muito dos convites... obg

Anônimo disse...

Eu quero saber quanto tempo demora para chegar os 1° convites?Ja faz uma semana q estou usando o novo orkut nada de convites.

Dona Geo. disse...

Não dá pra saber quando o orkut vai liberar os convites... parecia que ia ser uma vez por semana, mas pelo visto não é o que acontece....

de qualquer forma quando mais uso o novo orkut, menos tenho vontade de usar, escrever depoimentos está terrível e várias vezes ao mandar scrap os recados simplesmente somem antes que eu possa enviar! Some o texto do nada!

Anônimo disse...

gostei do Blog!!! É muito bacana a sua explicação... facilita muito pra garotada :)

Michelle

Hygor Lennon disse...

tenho o novo orkut ja a uns 10 dias e não recebi nenhum convite...
é uma merda msm viu ¬¬

Fernando Queiroz disse...

O novo orkut é uma droga!!!!
Tenho há uma semana. Decepção!
Fiquei surpreso com as falhas, a final é do google.
A tentativa de gerar expectativa através dos convites não será suficiente para se firmar.
Quem não tem ainda, não se desespere, pois é uma droga!

Fernando

Vai Assistindo ADM disse...

Legal o blog. xD
Então, outra coisa que eu ñ gostei é q nos álbuns, antes dava pra abrir cada foto do álbum em abas diferentes e pelo jeito isso ñ tem mais como fazer, temos q olhar foto por foto... ou abrir várias abas só para aquele álbum. ¬¬'

Sobre os convites. A primeira vez que fui convidada demoraram 3 dias para chegarem meus convites. Chegaram 10. Aí, da segunda vez, demorou aproximadamente uma semana e 3 dias pra chegar os novos convites. E chegaram apenas 5.

Dona Geo. disse...

Hoje foram liberados mais 5 convites em alguns dos meus perfis... além de tudo só cinco! haha pracabá

Anônimo disse...

Tem muitos bugs que precisam serem corrigidos, e cansa a vista...

Carol Liôa disse...

tb axei muuuuuuuito parecido com o facebook, e eu ñ suporto o facebook!

Aline disse...

Ja se passaram 1 semana e meia e meu orkut não mudou....só aparece a bolinha rosa nele e mais nada!!!! ¬¬'

Unknown disse...

Legal Dona Geo as dicas valiosas.... que pena q só li depois de clicar no link da bolinha rosa ao lado do meu nome no meu perfil aí já viu era virus e não era o convite q eu tanto quero snif...snif...

bjs

Aline disse...

Agora sim consegui arrumar meu orkut, se alguem aqui estiver com o msm problema que eu, que tinha recebido o convite novo do orkut e não aparecia nada...era porque estava usando a versão leve do orkut para conexões discadas, basta mudar para a versão normal, que aparecerá tudo!!!!

Unknown disse...

Gosteei bastante do blog, e adorei as explicações. Pode me add como amiga se vc puder e me mandar um convite? Obrigada, beijos.
Link do mue orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=75481829263756097

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br