domingo, 27 de setembro de 2009

O Contador de Histórias

Por Isabelle Restel

Minas Gerais, anos 70. Nascido em uma favela de Belo Horizonte, filho caçula de dez irmãos, aos seis anos de idade Roberto Carlos Ramos foi escolhido pela mãe para ser interno em uma instituição oficial que, segundo a propaganda da TV, preparava crianças para serem médicos, advogados, engenheiros.

A realidade se revelou, no entanto, bastante diferente para o menino até então criado em uma família e dotado de pródiga imaginação. Apesar das dificuldades em ser alfabetizado, o pequeno Roberto logo aprendeu as leis da sobrevivência na instituição: problema de aprendizado rendia um biscoito, falar palavrão impunha moral, fingir doença, um pouco extra de comida. Para driblar a adversidade, Roberto usa seu melhor instrumento: a incrível capacidade de criar situações e imagens para transformar a realidade.

Na adolescência, Roberto muda de instituição onde as leis são ainda mais duras e incluem violência psicológica, castigos corporais e uma total ausência de esperança ou possibilidade de mudança. Roberto e alguns internos logo descobrem o caminho das ruas, das drogas e dos pequenos delitos. Em busca de segurança, Roberto tenta associar-se a um grupo ainda mais violento. Aos 13 anos, ainda analfabeto, depois de mais de 100 tentativas de fuga, separado da família, ele carrega o estigma de irrecuperável.

Em visita à instituição, a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros) aproxima-se de Roberto com duas expressões que jamais lhe foram dirigidas – com licença e por favor. Este foi o começo de uma emocionante e bem-sucedida história de afeto e dedicação que rendem frutos até hoje: Roberto Carlos Ramos, formado em pedagogia é considerado um dos melhores contadores de história do mundo.

Depois de formado, voltou à instituição em que cresceu – mas como professor. E já adotou mais de 20 meninos de rua, muitos, de início, irrecuperáveis, como ele foi.



A ‘história do contador de história’ é simplesmente fascinante! Uma verdadeira lição de vida de quem sobreviveu à violência, superou o abandono, aprendeu com o sofrimento e com a ajuda de uma generosa pedagoga francesa que lhe deu carinho, amor, atenção, afeto e oportunidade - com muita persistência, determinação e coragem Roberto tornou-se mestre em pedagogia e hoje é considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo. A biografia de Roberto Carlos Ramos é sem duvida uma bela história de superação e foi muito bem abordada no filme. O diretor, os roteiristas e os excelentes atores conseguiram inserir e mesclar bom humor, tragédia, imaginação, fantasia e realidade tornando sua trajetória ainda mais sensível e emocionante.

Fica a dica,
beeeijos

O Contador De Historias -Filme
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=9310802

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br